Responsabilidade Socioambiental

Imagem - Responsabilidade Socioambiental

 

 RELATÓRIO SOCIOAMBIENTAL

 

Comece onde você está, use o que você tem, faça o que você pode - Artur Ashe

 

 

 

*AÇÕES 2020

 

- Doação de máscaras descartáveis para a COOPERTUCA - Cooperativa de Trabalho e Reciclagem do Campo da Tuca, em Porto Alegre.

 

 

- Doação de máscaras descartáveis para a SPAAN - entidade que promove o acolhimento de idosos, proporcionando-lhes abrigo, proteção e qualidade de vida, em Porto Alegre.

 

- Doação de tecido para confecção de 2000 aventais para o Hospital Divina Providência, em Porto Alegre.

 

 

- Doação de máscaras descartáveis para o projeto Cozinheiros do Bem, iniciativa que reune 300 voluntários e entrega 1500 pratos de comida por semana, para moradores de rua em Porto Alegre.

 

 

- Doação de máscaras descartáveis para a Associação Emanuel, entidade que acolhe e atende cerca de 600 pessoas em situação de vulnerabilidade social, em Porto Alegre.

 

 

- Doação de máscaras descartáveis para a Fundação O Pão dos Pobres, em Porto Alegre, que atende cerca de 1400 crianças e adolescentes, através de programas socioeducativos.

 

- Doação de 1000 kits de material escolar e 1000 mochilas em diversos entidades e escolas municipais em Caxias do Sul - RS.

 

*Centro Cultural Espírita Jardelino Ramos

 

*EMEF Angelina Sassi Comandulli

 

*EEEF Eng. Dario Granja Santana

 

*EMEF Carlin Fabris

 

*EMEF Rosário São Francisco

 

*EMEF Vitório Rech Segundo

 

*EMEF São Vicente de Paula

 

*EMEF Fernando Ferronato

 

*EMEF Basílio T. Cecenco

 

*EMEF Luiz Antunes

 

*Casa de Acolhimento Savipa

 

*Centro Assistencial Vitória

 

*Pastoral da Criança Bairro Planalto

 

*Pastoral da Criança Bairro Vitória

 

*Associação Criança Feliz

 

*Bairro Euzebio Beltrão de Queiroz 

 

 

- Doação de material escolar para a Fundação O Pão dos Pobres, em Porto Alegre, que atende cerca de 1400 crianças e adolescentes, através de programas socioeducativos.

 

- Implantação do Programa de Responsabilidade Social e Ambiental em parceria com a Ciclo Reverso Negócios de Impacto Ambiental com o objetivo de logística reversa de banners e inclusão produtiva de mulheres em situação de violência.

 

- Ampliação da Campanha Volta ás Aulas com a doação de 1500 mochilas feitas especialmente para as crianças carentes feitas com as sobras de tecido e insumos da nossa indústria e com o trabalho gratuito dos nossos colaboradores para a Campanha Volta ás Aulas 2018 da Vila Safira – Projeto Vó Chica – local com menor IDH de Porto Alegre.

 

https://globoplay.globo.com/v/8324936/

 

 

- Mais de 15.000 peças costuradas, até fevereiro 2020, no Projeto RePara, com o reaproveitamento dos resíduos (tecidos, alças e zíperes) que seriam descartados para criação de produtos á pronta entrega

 

 

 

*AÇÕES 2019

 

- Doação de 1000 mochilas feitas especialmente para as crianças carentes com o apoio voluntário dos nossos colaboradores para a Campanha Volta ás Aulas 2018 da Vila Safira – Projeto Vó Chica – local com menor IDH - índice de Desenvolvimento Humano - de Porto Alegre.

 

http://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/jornal-do-almoco/videos/t/edicoes/v/moradores-da-vila-safira-em-porto-alegre-recebem-doacao-de-kit-com-material-escolar/7405360/

 

 

 

- Mais de 30.000 peças costuradas – Projeto RePara - com o reaproveitamento dos resíduos (tecidos, alças e zíperes) que seriam descartados para criação de produtos á pronta entrega

 

- Mais de 6.000 kg de banners reaproveitados na criação de eco produtos, fazendo o ciclo reverso deste material dentro do contexto de economia circular e ampliando aina mais o Projeto Repara.

 

- Financiamento de 15 máquinas de costura industrial a preço de custo para costureiras em bairros carentes.

 

 

 

 

*AÇÕES 2018

 

“ A vida é boa quando você está feliz, mas melhor ainda quando os outros estão felizes por sua causa” - Papa Francisco

 

- Doação de 600 pastas, bolsas e mochilas que seriam descartadas para a Campanha Volta ás Aulas 2018 da Vila Safira – Projeto Vó Chica , local com menor IDH – índice de Desenvolvimento Humano - de Porto Alegre.

 

- Criação do Projeto Repara de reaproveitamento dos insumos da nossa indústria, visando uma produção mais limpa, para confecção de produtos para eventos, como bolsas, sacolas e mochilas

 

- Início da parceria com a ATIVA/RSBC - Rede Sul Brasileira de Comunicação Visual S.A para criação de eco produtos á partir do descarte de banners, fazendo o ciclo reverso deste material dentro do contexto de economia circular e ampliando a atuação do Projeto Repara. Em 2018 mais de 3.000 kg de banners foram reaproveitados

 

- Mais de 10.000 peças costuradas com o reaproveitamento dos resíduos (tecidos, alças e zíperes) que seriam descartados para criação de produtos á pronta entrega

 

- Financiamento de 20 máquinas de costura industrial a preço de custo para costureiras em bairros carentes.

 

 

 

 

*AÇÕES 2017

 

- Redução em 95% no uso de tintas a base de solvente com a utilização de tintas á base de água, que além de não serem poluentes, são atóxicas para nossos colaboradores.

 

– Contratação da MÃOS VERDES - Cooperativa de Trabalho em Gestão de Empreendimentos Socio Ambientais do Sul - COOTRAGESA – para prestar serviços de consultoria técnica em engenharia de produção com foco em produção mais limpa e economia circular com os seguintes objetivos:

  1. Alinhar e difundir conhecimentos na empresa sobre sustentabilidade e economia circular;
  2. Promover modificações nas técnicas de controle da produção bem como em layout e fluxo de trabalho, visando uma estruturação para implementação das novas estratégias de negócios;
  3. Catalisar e cocriar novos produtos e estratégias, com viés sustentável e dentro do contexto de Economia Circular;

 

 

- Mais de 5000 peças costuradas com o reaproveitamento dos resíduos (tecidos, alças e zíperes) que seriam descartados para criação de produtos á pronta entrega

 

- Financiamento de 10 máquinas de costura industrial a preço de custo para costureiras em bairros carentes

 

- Doação de tecidos, zíperes entre outros aviamentos ao Banco do Vestuário da FIERGS. Os insumos beneficiam clube de mães, associações de bairro e centros comunitários. Os retalhos e as sobras se transformaram em roupas, cobertores e colchas. A UFRGS e o Senai responderam pelos cursos.